domingo, 28 de junho de 2009

A NOITE E SUA DIVISÃO

Segundo autores antigos a palavra "noite" deriva de "nocivo", e isto porque "faz dano" aos olhos não os deixando enchergar, seu fim próprio.
Divide-se a noite em nove partes, a saber:
1º - Crepúsculo, que significa luz duvidosa, devido neste momento haver luz misturada com trevas. Vem de creperum que, segundo Beda, significa o mesmo que dubium = duvidoso.
2º - Véspera, por que aparece a estrela do ocaso após o pôr do sol, estrela esta que precede o anoitecer e é chamada em latim vesper, a estrela Vênus. É o entardecer.
3º - Prima fax, por que este é o momento de acender as luzes, por volta das 18:00-19:00 horas.
4º - Nox concubia, é a hora do recolhimento para dormir. Vem do latim cubare = deitar.
5º -Conticínio, pois é o tempo em que todos se calam, em que há profundo silêncio. Vem do latim conticescere = calar.
6º - Intempesto, é o espaço médio e inativo da noite, é a alta noite, meia noite, quando todos descansam entregues ao sono. Denomina-se assim do latim intempestus = não oportuno (para ação).
7º - Galicínio, é o momento do canto do galo.
8º - Matutino, é a madrugada, o período entre a retirada das trevas e a chegada da aurora. Denomina-se matutino por que nele começa a figurar a manhã. Curioso é o relacionamento da palavra manhã com maduro - matutinus, maturus -, pois maturus significa aquilo que está prestes a nascer, pronto, preparado.
9º - Aurora, chamado também diluculum ou alva, é o começo do dia ao clarear ou alvorecer; é o momento em que desponta a primeira luz.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: