domingo, 28 de junho de 2009

O PRINCÍPIO DE CONTRADIÇÃO

O espírito humano ao tomar conhecimento do ser extrai naturalmente um princípio denominado de não-contradição. Este princípio é resultante do relacionamento de duas noções, a de ser e a de não-ser. A noção de ser é o primeiro dado captado pela inteligência, pois tudo o que existe tem ser ou é o Ser, no caso de Deus. Quanto a noção de não-ser, obeservemos que não contém nada a mais de positivo do que a noção precedente de ser, diferindo desta devido a uma pura atividade intelectual, a negação, que é uma reação absolutamente original do espírito, definida por si mesma: eu ponho o ser, em seguida eu o nego, e assim obtenho a noção ou pseudo-noção de não-ser.
Aproximando as duas noções - ser e não-ser - a inteligência constata que elas não podem convir, e esta incompatibilidade se impõe como algo de imediatamente percebido, como um dado primitivo: o ser, de modo algum e enquanto tal, é não-ser. Há oposição entre estas duas noções e é dessa oposição que torna impossível afirmar e negar ao mesmo tempo e sob a mesma relação a mesma coisa, pois assim haveria identificação do ser e não-ser.
Este princípio foi formulado por Aristóteles (Metaph. IV, 3 ss) da seguinte maneira:
"É impossível que o mesmo atributo pertença e não pertença ao mesmo tempo ao mesmo sujeito sob a mesma relação".
Santo Tomás de Aquino o traduziu:
"Impossibile est eidem simul inesse et non inesse idem secundum idem - É impossível afirmar e negar ao mesmo tempo a mesma coisa sob a mesma relação".
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: