terça-feira, 17 de maio de 2011

LITERATURA LATINA (LXXVII): PERÍODO PÓS-CLÁSSICO - OS SÁBIOS [2ª PARTE]

OS SÁBIOS

LÚCIO JÚNIO MODERADO COLUMELA


COLUMELA, contemporâneo de Séneca, nasceu em Cádis (a grafia Cadiz é errada em português) e durante muito tempo viveu na Itália dedicando-se com muito zelo à agricultura. Compôs um tratado chamado DE RE RUSTICA, em doze livros. Neste, trata sobre fazenda, mostrando como deve ser ocupado os escravos, acerca das construções que deve possuir, etc; sobre os campos; sobre a vinha; sobre as árvores frutíferas; sobre o gado grosso - boi, cavalo, mula; sobre o gado miúdo - ovelha, cabra, porco, etc.; sobre o quintal; sobre as abelhas; sobre as hortas; sobre diversas receitas.

Antes de compor esta obra de fôlego, Columela havia escrito outra mais curta sobre o mesmo assunto, da qual nos resta ainda o livro II, intitulado DE ARBORIBUS, correspondente aos livros III-V do tratado completo.

APRECIAÇÃO E ESTILO

O De re rustica é uma obra muito preciosa, prática e composta em estilo simples e claro. É o mais completo tratado sobre agricultura que nos chegou da Antiguidade e pode mesmo servir com proveito para auxiliar na hermenêutica das Geórgicas de Virgílio.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: