sexta-feira, 29 de julho de 2011

ATARAXIA E APATIA, HARMONIAS DO FÍSICO E DO MORAL NO HOMEM


A ATARAXIA é aquela tranquilidade do espírito humano produzida como resultado da moderação dos desejos. É uma forma de repouso que impede o espírito de se perturbar.

Alguns dos filósofos antigos apregoavam esta tranquilidade imperturbável como finalidade suprema da vida. Demócrito ensinava que havia para o homem necessidade de ser moderado nos desejos e gozos, ou seja, necessidade de repouso calmo da alma sem que se deixe perturbar por nenhum medo, superstição ou afeição. A esse sentimento, denominou Demócrito 'eutimia'.

Pirro também ensinava a ataraxia como finalidade da vida humana, sendo mesmo influenciado por Demócrito. Outros céticos, porém, discrepando dos mestres anteriores, ensinavam ser a apatia, e não a ataraxia, o fim supremo do sábio. Os estóicos também professavam a apatia em vez da ataraxia, como único e verdadeiro bem que liberta todas as criaturas das paixões que perturbam a alma.

Mas foi Epicuro que deu elevação à ataraxia, fazendo dela a harmonia completa entre a saúde física e a moral. Ensinava haver duas espécies de prazer: o prazer em movimento - o dos sentidos -, e o prazer em repouso - o do espírito. Este último é o que aproxima o sábio da vida feliz, bem-aventurada, que é a ataraxia.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: