domingo, 12 de julho de 2009

A ARTE AFRICANA

A arte africana expressa os costumes e os usos das várias tribos existentes no vasto continente, perdendo-se no tempo o seu começo.
A escultura foi muito usada pelos africanos, sendo as mais antigas confeccionadas por uma civilização desenvolvida no norte da Nigéria aproximadamente entre 500 a.C. e 300 d.C, chamada Nok, de mestres em metalurgia.
As máscaras, outro artefato numeroso da arte africana, possuem um significado místico, supersticioso, representando a fonte para adquirir forças sobre-humanas e disfarce para incorporação dos espíritos, sendo usadas nos rituais e funerais.
Em linhas gerais a arte africana caracteriza-se por cortes ou entalhes feitos em madeira escura, apresentando-se angulosos, assimétricos, distorcidos e os membros sempre alongados e em formas tubulares, lembrando as árvores.
As máscaras, são, no entanto, os principais representantes desta arte, possuindo forma de losango, nariz em cunha e olhos amendoados. As esculturas, por sua vez, são representadas em formas verticais.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: