domingo, 12 de julho de 2009

OS CINCO DISCURSOS EM ARISTÓTELES

Aristóteles nos escritos que compõem o "Organon", dividia os discursos, ou seja, as formas de expressão e exteriorização do pensamento, em 5 espécies:
1. Poético - que tem como características a possibilidade, a ficção, sendo o mais flexível de todos, pois não precisa ser limitado pela necessidade de adequação à realidade, aos fatos, dando mais ênfase à forma que ao conteúdo e expressando-se através de metáforas.
2. Lógico - caracterizado pela veracidade, pela certeza, estruturado silogisticamente, quer pela dedução, partindo de premissas teóricas gerais, quer pela indução, partindo de premissas concretas, singulares e chegando a conclusões cuja certeza provém da veracidade das premissas e da correção no processo de inferência.
3. Retórico - possuindo a verossimilhança, o convencimento como caraterísticas marcantes, é o discurso-arte, voltado ao convencimento do auditório ao qual se dirige, utilizando argumentos, imagens, evocações, que são caras ao público alvo, independentemente do discurso corresponder à realidade ou não, de ser verdadeiro ou não. Muitas vezes dá-se a aparência de verdade mediante a formulação de sofismas.
4. Dialético - tendo a probabilidade e a opinião como marcas principais, este discurso confronta argumentos a favor e contra determinada tese, com o objetivo de fundamentar a decisão nos argumentos que mais solidamente a alicercem. Este discurso é a arte de argumentar, de burilar argumentos, confrontá-los, até que se chegue à verdade.
5. Tópico - tem como características a conveniência e a razoabilidade, voltado para a solução de um problema, levando em consideração, no entanto, as consequências que a adoção de uma ou outra linha argumentativa podem causar.

Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: