segunda-feira, 20 de julho de 2009

O QUE É SER PESSOA?

Uma das mais antigas e das melhores definições da pessoa, é a de Severino Boécio, filósofo, teólogo e estadista romano do século VI d.C., adotada depois por todos os filósofos realistas:
"Natura rationalis individua substantia = uma substância individual de natureza racional".
Isso quer dizer que pessoa é uma substância completa, subsistente em si, e racional. O termo "individua" não significa apenas e somente uma substância singular, mas também uma substância que existe em si mesma, separada de qualquer outra e incomunicável.
Outro esclarecimento que dever ser feito é em relação ao termo 'racional', devendo ser entendido em sentido lato, significando "inteligente", pois a definição de pessoa refere-se também à Deus, que é Ser inteligente, mas que não raciocina, pois raciocinar significa passar de conceitos menos conhecidos para conceitos mais conhecidos, significa ir do desconhecido ao conhecido, próprio da faculdade intelectiva do homem, mas não apropriado a Deus, oniciente.
Já no século V Santo Agostinho exprimia este mesmo conceito ao declarar que "Persona hominis mixtura est animae et corporis = a pessoa humana é uma mistura da alma e do corpo".
Mediante esta definição vê-se o quanto o homem é superior na escala animal, possuindo uma superioridade não somente de grau, mas de natureza. A natureza do homem, racional, o eleva na ordem natural acima de todos os demais animais infra-humanos, colocando-o no píncaro da escala como senhor e dominador, fazendo dele o rei da criação, sendo detentor de poderes sobre as demais criaturas, feitas para serví-lo. A modernidade igualitária, imbecilizada e sem ciência e filosofia verdadeiras, no entanto, visa destruir esta superioridade do homem, rebaixando-o e colocando-o na mesma linha dos animais irracionais, proclamando ser apenas um mais evoluído na escala animal, estágio esse atingível por todos os outros animais com o tempo. O tempora, o mores!
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: