quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A MÚSICA ERUDITA E ALGUMAS DE SUAS FORMAS COMPONENTES

A música é dividida em duas grandes espécies, clássica ou erudita e popular, tendo ambas suas características e estrutura próprias. Música clássica é aquela que sai das cabeças de autores clássicos, homens dados a vida inteira à arte musical, às suas regras, etc, enquanto a música popular é aquela que é menos elaborada, mais livre, sem ater-se muitas vezes em regras de ritmo, melodia e harmonia. Ambas possuem formas estruturais, elementos característicos que entram na composição de cada espécie, e neste artigo trataremos destes em relação à música erudita, que são os seguintes:

Sinfonia, é uma das mais altas formas de composição musical elaborada para grandes orquestras, em quatro movimentos de tempos contrastantes.
Concerto, composição musical que tem por finalidade fazer ressaltar um instrumento, com acompanhamento de orquestra ou piano. Exemplo: um concerto para violino.
Suíte, composição instrumental de música barroca onde há certo número de movimentos cadenciados, um certo tipo de dança na mesma tonalidade.
Sonata, composição instrumental para quatro instrumentos, sendo que um tem de ser de teclado, constituída de três ou quatro movimentos independentes, que variam na forma e na tonalidade. Na sua origem a sonata era constituída de três movimentos: o alegro, o adágio e o rondó, aos quais mais tarde se acrescentou o minueto
Partita, coleções de peças musicais para diferentes instrumentos.
Fuga, peça polifônica a várias vozes baseada no princípio de imitação, na qual se desenvolve um ou mais temas em contraponto.
Ópera, peça dramática ou lírica em que se canta um texto inteiro ou parcialmente, com acompanhamento instrumental ou orquestra e espetáculo cênico.
Oratório, gênero musical cantado com conteúdo narrativo. Exemplo: Oratório de Natal, onde se canta o Evangelho do nascimento de Cristo.
Missa, obras musicais em estilo polifônico, de caráter religioso, inicialmente sem instrumentos, destinadas a ilustrar os textos litúrgicos.
Cantata, peça vocal e instrumental composta de coros, solos e recitativos, ligados por um tema dominante.
Madrigal, composição cantada a cinco ou seis vozes sem acompanhamento instrumental.
Motete, composição polifônica de caráter religioso, cantada geralmente sem acompanhamento.

Eis aí, então, alguns elementos integrante da música clássica, originados em épocas, lugares e séculos diferentes, com suas belas histórias que valem a pena ser estudada. Em outro artigo trataremos da estrutura componente da música popular.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: