segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

NON PLUS ULTRA - NÃO MAIS ALÉM


Colunas de Hércules
Estas palavras foram escritas, segundo a tradição, nas Colunas de Hércules, localizadas no Estreito de Gibraltar, e tinham como finalidade indicar a impossibilidade humana de ultrapassá-las. Seria um aviso aos navegantes, sobretudo, para que não tentassem passar o limite imposto.
Os autores clássicos latinos nunca mencionaram em suas obras esta inscrição. A inscrição latina Non Plus Ultra é uma tradução exata do grego, usada por Píndaro no seu livro de poemas Neméias, 3, 21, a propósito da tradição das Colunas de Hércules. Outros autores gregos também mencionaram-na, como Heródoto, 2,175,5, e Dionísio de Halicarnasso nas Antiquitates Romanae, 1, 55.
Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, no século XVI, adotou como lema o Plus Ultra, sugerido pelo milanês Luigi Martilano, médico da corte. Com isso queria o imperador mostrar orgulhosamente que tão extenso era seu império que ultrapassava os limites tradicionais da terra, e de fato compreendia até territórios nas Américas.
Hoje em dia Non Plus Ultra tornou-se expressão corrente na forma substantiva, indicando o grau mais elevado que pode ser alcançado em certa área.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: