sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A DIVISÃO ROMANA DO TEMPO

É antiquíssima a divisão do mês em ciclos de sete dias, vindo do Oriente, conforme registrado na Bíblia. Foram os Judeus de Alexandria os primeiros que traduziram a palavra hebraica schabuah pela grega hebdomás, que quer dizer semana. Os Romanos, que não tinham o costume de dividir os meses em ciclos de sete dias, adotaram a palavra hebdomas quando tinham de se referir a esse ciclo de sete dias, e a palavra septimana, com o sentido de semana, só apareceu pela primeira vez no Código Teodosiano, no século IV E.C.

COMO ERA A DIVISÃO ROMANA DO TEMPO? 

Os Romanos chamavam ao primeiro dia de cada mês de KALENDAE, CALENDAS, palavra derivada, segundo a maioria, de um antigo verbo latino, calo, derivado do grego kaleo, que significa chamar, convocar, reunir, e segundo outros, dentre estes Isidoro de Sevilha, do verbo coleo, celebrar, por se celebrar, entre os antigos, os princípios de todos os meses. É daí que vem o vocábulo calendário. 

A seguir às calendas, ao dia um, havia um período de 5 ou 7 dias, conforme os meses, e esses dias 5 e 7 eram chamados NONAE, NONAS, devido a esses dias serem os nonos antes do dia 13 ou do dia 15 de cada mês, e esses dias 13 e 15, por sua vez, eram chamados de IDUS, IDOS.
Outra versão narra que chamavam-se nonas por derivar de nundinae, feira ou mercado ao ar livre, que nestes dias ocorriam.
Quanto ao idus, deriva do verbo latino edo, comer, pois esses dias, entre os antigos, eram celebrados com opíparos banquetes.

Então, três eram os dias mais importantes do mês que os Romanos estabeleceram: KALENDAE, NONAE e IDUS, tomando em consideração ou os dias festivos ou, segundo outra tradição, os deveres dos magistrados que nestas datas costumavam se reunir nas cidades para resoluções de problemas.

NA PRÁTICA...

Nos meses de Janeiro, Fevereiro, Abril, Junho, Agosto, Setembro e Dezembro, as nonae caíam no dia 5;
Nos meses de Março, Maio, Julho e Outubro, caíam as nonae no dia 7.

Dia 1 de janeiro são as Calendas janeiras; 

O dia 2 de janeiro era IV Non. Jan., ou seja, o quarto dia antes das nonas de janeiro; 
O dia 3 de janeiro era III Non. Jan., isto é, o terceiro dia antes das nonas de janeiro.

Dias 5 ou 7 eram as Nonas.

O dia 6 de janeiro era VIII Id. Jan., ou seja, 8 dias antes dos idos de janeiro;
O dia 7 de janeiro era VII Id. Jan., isto é, 7 dias antes dos idos de janeiro, e assim até 13 ou 15.

Dias 13 ou 15 eram os Idos.

A 14 ou 16 começava a nova contagem segundo os mesmos agrupamentos de meses:

O dia 14 de janeiro era XIX kal. feb., ou seja,  19 dias antes das calendas de fevereiro, ou 1 de fevereiro;
O dia 15 de janeiro era XVIII kal. feb., isto é, 18 dias antes das calendas de fevereiro, e assim por diante.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: