terça-feira, 18 de janeiro de 2011

OS TRÊS GRAUS DE ABSTRAÇÃO DA MATÉRIA

O conhecimento humano vai se aperfeiçoando e aprofundando cada vez mais na medida em que se aparta da região da matéria, ou seja, na medida da imaterialidade do objeto que se conhece. Vê-se, com isso, que se estabelece uma correspondência entre o conhecimento e seus objetos. A objeto mais perfeito corresponde conhecimento mais perfeito. E segundo Platão e Aristóteles, os objetos são considerados tanto mais perfeitos quanto estão mais longe do mundo sensível. Segue-se logo, que o conhecimento científico, para ser propriamente científico, segundo os princípios da filosofia perene, deve ser conhecimento de objetos imateriais, já que os objetos materiais são de si mutáveis, e não podem por isso serem alcançados por um conhecimento necessário e universal, como deve ser o científico. 

NÍVEIS DE IMATERIALIDADE: FÍSICA, MATEMÁTICA E METAFÍSICA

É apoiado nesta doutrina tão realista e clara, que os filósofos escolásticos classificaram as ciências de acordo com o grau de imaterialidade que corresponde a seus objetos. Desta maneira, o primeiro grau de imaterialidade corresponde às ciências naturais, pois estas ainda que estudando objetos materiais, todavia prescindem dos indivíduos enquanto tais, abstraem a matéria individual. São estas ciências que têm um conhecimento, segundo fórmula da escola, de primeiro grau de abstração da matéria, estudando a matéria abstraída de sua individualidade, de suas notas individuantes, quer dizer, não considerando a cor, a dimensão, etc. - É este o grau de conhecimento que possuem os físicos, biólogos, médicos, astrônomos e cientistas de todas as áreas.

No segundo grau estão aquelas ciências que prescindem não somente da matéria individual, mas também da matéria sensível ou comum. São as ciências matemáticas, em que seus objetos não incluem nenhuma classe de matéria determinada. Os números, as quantidades e as figuras geométricas podem ser aplicados indistintamente a qualquer classe de matéria. É por isso que se afirma prescindir da matéria sensível, estando, assim, num grau de abstração de matéria superior ao das ciências naturais. - Este é o grau de conhecimento dos matemáticos e geômetras.

Finalmente, o terceiro grau de abstração pertence àquelas ciências que não somente prescindem da matéria individual e da matéria sensível, mas que aplicam-se ou estudam objetos que em seu conceito não incluem de nenhuma maneira materialidade, constituindo desta forma a ciência do suprassensível. Esta é a Metafísica, ciência mais alta na ordem natural, ápice e cume do saber humano racional, por prescindir ou abstrair de toda materialidade, e que estuda o ser enquanto ser e o Ser Subsistente, Deus. - É este o grau de conhecimento do Filósofo autêntico, verdadeiro, que possui em ato os princípios metafísicos realistas, perenes, e que por isso, com propriedade, é denominado sábio.
Paulo Barbosa.

Um comentário:

jeanderson disse...

Gostei muito da sua definição dos graus de abstração. Me ajudou bastante! Obrigado.