sábado, 26 de março de 2011

LITERATURA LATINA (XXXIV): ÉPOCA DE AUGUSTO - INTRODUÇÃO GERAL

ÉPOCA DE AUGUSTO

INTRODUÇÃO GERAL

Imperador Augusto

No Período Clássico, à Época de Cícero, segue-se a Época de Augusto, que se inicia em 29 a.C. (segundo outros, como Zélia de Almeida Cardoso, em 43 a.C.) e termina em 14 d.C., data da morte do Imperador.

Este período foi de paz e prosperidade. É o que em História se conhece como Pax Romana, proporcionado pelo Imperador Augusto ao mandar que se findassem as guerras civis que desestabilizavam o Império, e que durou até o ano 180 d.C., ano da morte do Imperador Marco Aurélio.

Devido ao sossego e tranquilidade reinantes, a literatura foi grandemente cultivada e colocada em lugar de destaque mais do que em qualquer outro período até então. O próprio Imperador Otaviano a incentivava e um amigo seu, Mecenas, junto com Polião, organizou a primeira biblioteca. Os homens de letras eram recebidos e festejados na mais alta sociedade.

A importância da oratória política, no entanto, com a chegada do Império, diminuiu, sem desfazer-se inteiramente. Devido a isso, nenhuma grande obra de eloquência será produzida nesta Era. 

A poesia, pelo contrário, atingirá seu apogeu com Virgílio, Horácio, Ovídio, Tibulo e Propércio, e ainda se econtrará um último grande historiador, Tito Lívio, que fecha a Idade de Ouro da Literatura Latina.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: