sexta-feira, 22 de abril de 2011

LITERATURA LATINA (LVII): ÉPOCA PÓS-CLÁSSICA - O EPIGRAMA

O EPIGRAMA

MARCO VALÉRIO MARCIAL


MARCIAL (40-102 d.C.), nascido em Bíbilis, Espanha, foi para Roma por volta do ano 64. Aí, durante o largo período de 30 anos, muito trabalhou e foi humilhado, tendo mesmo que mendigar favores de seus protetores. Quando lhe dão dinheiro, roupas e víveres, ele pede mais; se lhe enviam provisões, queixa-se de não terem mandado também vinho; quando presenteiam-no com uma toga, desejaria um manto.

Dirigiu ao Imperador Domiciano as mais vis adulações com o fito de receber em troca bem pouco, recebendo na realidade mais títulos honoríficos do que apreciáveis favores. Foi graças à generosidade de Plínio, o Jovem, que regressou à sua pátria, pagando-lhe a viagem. Entretanto, em seu torrão natal, tão longe da atmosfera de Roma, Marcial se aborrece demais e poucos anos depois morre.

OBRAS

O grandioso Coliseu de Roma
Coliseu

Escreveu Marcial mais de 1500 EPIGRAMAS distribuídos em 14 livros. A estes precede o chamado LIVRO DOS ESPETÁCULOS, composto para a inauguração do Coliseu, sob Tito. 

CRONOLOGIA E ASSUNTO

O Livro dos Espetáculos é o mais antigo, enquanto os outros estão, mais ou menos, dispostos na ordem cronológica, exceção aos dois últimos, que são anteriores aos que os precedem. Eram editados com intervalo de um ano e, às vezes, até mais. Algumas edições apareceram modificadas pelo próprio autor, principalmente do livro X.

Os assuntos são dos mais variados, passando por composições mordazes e virulentas, pequenas maldades, cumprimentos, amabilidades, e até simples trocadilhos sobre cabeleiras, dentes postiços, pó dentifrício, auriscálpio, etc. Quando ataca, Marcial tem o cuidado de se mascarar sob pseudônimos, de maneira que ninguém se possa queixar dele, conforme diz.

TALENTO E INFLUÊNCIA

Em muitas passagens tem leveza, finura, especialmente nos primeiros livros, sendo os últimos menos espirituosos. Em muitos momentos apresenta-se natural e verdadeiro. Foi um dos poucos autores latinos em que não se encontra retórica e mesmo um dos mais realmente originais. No entanto, não raro seus versos encerram grosseiras obscenidades.

O sucesso de Marcial parece ter sido considerável, pois era muito lido não só em Roma, como ainda nas províncias e até na longínqua Bretanha.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: