quarta-feira, 27 de abril de 2011

LITERATURA LATINA (LXI): PERÍODO PÓS-CLÁSSICO - A POESIA ÉPICA [4ª PARTE]

A POESIA ÉPICA


PÚBLIO PAPÍNIO ESTÁCIO

ESTÁCIO (40-96 d.C.), nasceu em Nápoles, Itália. Era filho de um gramático e poeta e tinha muita facilidade para compor versos. Alcançou bastante sucesso nos concursos poéticos e durante muito tempo foi o poeta da moda. Com muita frequência aparecia nas leituras públicas. Foi rival de Marcial na baixeza das lisonjas ao Imperador Domiciano.

OBRAS

Silvas
De Estácio conserva-se hoje em dia:

1. SILVAS, 32 poemas pequenos, feitos para certas circunstâncias, a maioria em hexâmetros: Sobre uma estátua equestre; Sobre a cebeleira de Earino; Elogio de Domiciano, e muitos outros.

2. TEBAIDA, poema épico em 12 livros, tendo por assunto a rivalidade entre Etéocles, rei de Tebas e Polinices, seu irmão e rival do trono.

3. AQUILEIDA, obra inacabada, em dois livros, dos quais o segundo ficou por terminar. O assunto é sobre os feitos de Aquiles e tinha por finalidade completar Homero.

VALOR POÉTICO

Estácio, nas Silvas, excede em tirar de nada alguma coisa, em descobrir ideias engenhosas a propósito de assuntos indiferentes e estéreis. Entretanto, suas laboriosas epopeias são frias. A Aquileida prometia ser melhor que a Tebaida, entretanto.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: