sexta-feira, 29 de abril de 2011

LITERATURA LATINA (LXIII): PERÍODO PÓS-CLÁSSICO - HISTORIOGRAFIA [2ª PARTE]

A HISTORIOGRAFIA

TÁCITO

CARACTERÍSTICAS GERAIS

É admirável Tácito sobretudo pela energia, pela concisão do pensamento e pelo dom de pintar as almas, descrevendo os sentimentos por atitudes exteriores ou frases curtas de profunda psicologia.

Evita, porém, o vulgar, o comum, e a partir disso, procura o efeito e a imprevisão, oriundos também das frases desarticuladas, caprichosas e cheias de dissimetrias.

EVOLUÇÃO E ESTILO

Wolfflin observou muito bem que se não conhecêssemos por informações extrínsecas a ordem das obras taciteanas - Agrícola, Germânia, Histórias e Anais -, bastaria estudar o estilo e as mudanças por que este passa para revelar em que ordem foram compostas. As qualidades típicas do estilo de Tácito se vão tornando cada vez mais sensíveis e acentuadas ao passo que ele progride; as construções estranhas e um tanto insólitas tornam-se mais frequentes; os raros termos se avolumam, os pouco comuns também, como os arcaicos e poéticos, enquanto as formas regulares e paralelas de pensamento diminuem.

O estilo do Diálogo assemelha-se muito mais ao de Agrícola e Germânia que ao das Histórias e dos Anais, mas está ainda mais distante do que aqueles dois escritos da concisão dos dois grandes trabalhos históricos.

REPUTAÇÃO

Tácito, apesar de seu gênio, não exerceu através dos séculos a mesma influência que Cícero e Virgílio. Sem dúvida, gozou de grande reputação entre os seus contemporâneos, mas é raramente citado nos séculos posteriores. Só no século IV volta a ser conhecido, para, na Idade Média e mesmo no início do Renascimento, até os trabalhos de Justo Lípsio, cair em quase completo esquecimento. Do século XVII em diante readquire grande popularidade: Racine o qualifica de "o maior pintor da antiguidade"; se teve inimigos detratores como Voltaire e Napoleão Bonaparte, teve também grandes admiradores que, em plena revolução francesa, por ele se inflamavam. Madame Roland o relia pela quarta vez na prisão em que foi encerrada; Camilo Desmoulins o citava em seus panfletos.

Hoje em dia, se bem que não esteja Tácito tão em voga, encontra ainda certos leitores que o preferem mesmo a Cícero.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: