segunda-feira, 11 de abril de 2011

LITERATURA LATINA (XLVII): ÉPOCA DE AUGUSTO - SÁBIOS

Na Época de Augusto alguns sábios floresceram, assim como jurisconsultos, gramáticos e rétores. Dos primeiros, o mais preeminente foi:


 MARCOS VITRÚVIO POLIO


VITRÚVIO, arquiteto e engenheiro romano, viveu na época de Augusto e é autor de uma tratado sobre arquitetura - DE ARCHITECTURA - em dez livros, escrito por volta de 25 a.C. Ao que tudo indica, se se der crédito a Frontino, foi Vitrúvio preposto ao abastecimento de águas em Roma.

DIVISÃO DO DE ARCHITECTURA

Sua obra é analisada da seguinte maneira: I. Preliminares e princípios gerais; II. Materiais e maneira de empregá-los; III. A ordem jônica e sua aplicação nos templos; IV. As ordens coríntia, dórica, toscana e suas aplicações nos templos; V. Sobre os edifícios municipais; VI. Sobre os edifícios particulares - casas de campo e urbanas, casas gregas e romanas; VII. Áreas e revestimentos; VIII. Sobre as águas - aquedutos, reservatórios, poços, cisternas; IX. Medida do tempo - quadrantes solares, relógios de água; X. Máquinas - hidráulicas, de guerra, como catapultas, balistas, etc.

FONTES

Inspirou-se Vitrúvio em variados autores que com muita frequência cita e a quem remete para minudências ulteriores. Segundo aceditava, as maiores autoridades no assunto são os teóricos alexandrinos que escreveram por volta do século II antes de Cristo.

Não domina Vitrúvio inteiramente o assunto de que trata, e mesmo reproduz asserções contraditórias que encontra nas fontes consultadas. Tem, contudo, conhecimento muito extenso, e graças às suas numerosas leituras e experiência, conservou-nos grande cópia de preciosos ensinamentos.

ESTILO

Seu estilo não possui nenhuma pretensão artística, exceto no prefácio de cada livro, e em nenhuma parte há valor literário. No entanto, é preciso, rigoroso, sendo os termos técnicos empregados com propriedade e as descrições, em regra geral, bastante claras. Se as figuras que acompanhavam os textos não se tivessem desaparecido, a clareza seria total.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: