sábado, 9 de abril de 2011

LITERATURA LATINA (XLVI): ÉPOCA DE AUGUSTO - HISTORIOGRAFIA [3ª PARTE]

HISTORIOGRAFIA

CNEU POMPEU TROGO


TROGO, nascido em data desconhecida, porém contemporâneo de Augusto, era de origem gaulesa, tendo seu avô recebido de Pompeu a cidadania. Pertencia à tribo dos Voconcios, da Narbonense.

OBRAS

Escreveu uma HISTÓRIA DOS ANIMAIS, citada por Plínio, o Velho, mas hoje perdida, e as HISTÓRIAS FILÍPICAS, em quarenta e quatro livros, espécie de História Universal, ou antes, História de outros povos não romanos. Entre os países que figuram na obra, a Macedônia teve papel mais saliente, e é daí que vem o título de Historiae Philippicae.

FINALIDADE

Trogo tinha em mente uma finalidade bem distinta da de Tito Lívio, pois a obra que compôs não era absolutamente um trabalho patriótico, o que lhe deveu ter sido muito menos popular. Contudo, tinha seu mérito.

De sua História resta-nos hoje em dia apenas um resumo feito por certo Justino, provavelmente do século II ou III d. C. Algumas partes foram extraídas palavra por palavra de Trogo, outras são muito abreviadas. Fornece, entretanto, preciosas informações sobre a história de Cartago anterior às três guerras, assim como sobre muitos fatos acerca dos Partos. Ainda sua narração sobre Marselha é de grande preciosidade.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: