terça-feira, 10 de maio de 2011

CONGRESSO UERJ - IMAGENS E MIRAGENS, A INSTÂNCIA DO OLHAR NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA E ORIENTAL [2º DIA]

No segundo dia do Congresso na UERJ, os eventos começaram às 9:30 com a mesa-redonda sobre"Formas do Lirismo Clássico", com a Profa. Dra. Teresa Virgínia Barbosa, da UFMG e o Prof. Dr. Fábio Lessa, da UFRJ. O mediador foi o Prof. Marco Antônio.

Profa. Dra.Teresa
Prof. Dr. Fábio Lessa
Prof. Amós interagindo 
Com a ilustre professora 

11:30 teve início à palestra da Profa. Dra. Michele de Sá com o tema "O trabalho dos imigrantes japoneses em Parintins: um estudo sobre os boletins do Instituto Amazônia". Michele é professora de latim formada pela UERJ e especializada em imigração japonesa no Brasil. Leciona atualmente na UFRJ.

Profa.  Dra. Michele

As mestras da Cultura Japonesa da UERJ

Na agradável companhia de Michele
Das 17 às 18 ocorreu um bate-papo com as professoras Christiane Monteiro e Alessandra Veigas sobre "Comunicações". Christiane é professora da UERJ, especialista em língua latina e Alessandra, professora da UERJ, especialista em História Comparada.

Profas. Christiane e Alessandra


Com as eruditas professoras
As 17:30 começou mais uma palestra dividida em duas partes, oficiada pelos professores Dr. Matheus Trevisan, da UFMG, professor de língua e literatura latina e a professora Dra. Katia de Azevedo, mestra em língua latina, especialista em Catulo. A Profa. Katia discorreu sobre "O discidium na elegia catuliana" e o Dr. Matheus sobre "Recursos cômicos e de humor no livro III do De re rustica de Varrão de Reate".








Finalizando o segundo do dia do Congresso, o Prof. Dr. Jacyntho Lins Brandão, mestre de língua grega na UFMG, proferiu a conferência "O romance grego". Os debatedores que o ladearam à mesa foram a Profa. Dra. Márcia da Silva, mestra de língua latina na UERJ; o Prof. Dr. Francisco de Assis, professor de latim renascentista na UERJ e a Profa. Dra. Fernanda Lemos de Lima.

Márcia, Francisco, Jacyntho e Fernanda



E assim se foi mais um dia.

Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: