terça-feira, 3 de maio de 2011

LITERATURA LATINA (LXVI): PERÍODO PÓS-CLÁSSICO - A HISTORIOGRAFIA [5ª PARTE]

A HISTORIOGRAFIA

QUINTO CÚRCIO RUFO

QUINTO CÚRCIO, viveu sob o Imperador Cláudio, no século I d.C. Compôs uma HISTÓRIA DE ALEXANDRE ou HISTORIAE ALEXANDRI MAGNI MACEDONIS, uma biografia de Alexandre Magno, rei da Macedônia. Este trabalho histórico foi publicado, segundo especialistas, durante o reinado de Cláudio, ou seja, entre 41 e 54 d.C. Outros críticos, porém, lhe atribuíram data muito posterior, chegando até a julgá-lo do século IV. Seja como for, a História de Alexandre é muito interessante, bem elaborada, de estilo agradável e ameno, mas deixa muito a desejar quanto à veracidade dos fatos. Se Cúrcio não chega a inventar, ao menos aceita de olhos fechados o que lê em historiadores gregos pouco dignos de fé.

Sua obra começou a ficar conhecida e famosa na Idade Média, nos séculos X-XI. No século XII influenciou muito o Alexandreis, grande poema heróico em versos hexâmetros, do poeta francês Gualterio de Chatillon. - A título de curiosidade, é o Alexandreis, no dizer de um crítico, "o melhor poema épico latino da Idade Média". 

No Renascimento volta a obra de Cúrcio a ser objeto de estudo e até o século XVIII sua presença como livro escolar foi notável
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: