quarta-feira, 22 de junho de 2011

ORFISMO: SEITA FILOSÓFICO-RELIGIOSA GREGA

Orfeu
O ORFISMO consistiu num movimento religioso da Grécia antiga que, tudo indica, tenha sido influenciado por Platão e por alguns dos pré-socráticos. Não sem sabe bem acerca nem da natureza do movimento nem do âmbito de sua influência. Antigos documentos e até estudiosos modernos tendem a confundir o orfismo com o pitagorismo e os antigos cultos de mistérios, especialmente os de Baco ou dionisíacos. Verdade que esta escola filosófico-religiosa influenciou sim a Pitágoras, como a Empédocles e Platão, mas não deve se confundir um movimento com outro. São atribuídos a origem destas doutrinas a Orfeu, figura mítica antiga, que teria sido o autor dos "Poemas órficos", que circulavam já em meados do século VI a.C. Hoje se possui apenas evidências indiretas de tais poemas. O que se possui em nossos dias é um corpo considerável de fragmentos de poemas compostos na antiguidade tardia.

O tema central dos poemas órficos, seja os antigos, seja os tardios, é uma narrativa teogônica e cosmogônica que coloca como ente primordial a Noite, dando também grande ênfase ao nascimento, morte mediante desmembramento e ressurreição do deus Dioniso. 

Platão nos traz provas da existência, em seu tempo, de mestres religiosos que vagavam por todas as partes, ensinando rituais iniciáticos e purificatórios aos que a eles achegavam-se e, desta maneira, assegurando para si os favores divinos nesta e na futura vida.

A crença fundamental de tal sistema religioso grego era que a vida aqui na terra é apenas uma etapa preparatória para um vida mais elevada, que pode ser adquirida mediante ritos e cerimônias de purificação.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: