terça-feira, 26 de julho de 2011

ESCOLA DE CHARTES, O CENTRO INTELECTUAL FILOSÓFICO DO SÉCULO XII

Chartres

A ESCOLA DE CHARTRES foi um centro intelectual parisiense do século XII, onde o trabalho intelectual era estritamente filosófico, sem nenhuma predominância teológica. O objetivo principal da agremiação era alargar o horizonte cultural-filosófico que havia se afunilado ou mesmo fechado desde a morte se Severino Boécio, no século V.

Fulbert, bispo de Chartres, morto em 1082, foi um dos pioneiros intelectuais da escola, juntamente com Constantino o Africano e Adelardo de Bath. Os orientadores fundamentais foram Platão e Aristóteles, mas com a predominância do primeiro.

Bernardo de Chartres foi quem fortificou a atuação da escola, e teve por sucessor Gilbert de la Porrée.

Bhréhier, em sua História da Filosofia, diz: "Observa-se que, contrariamente a Adelardo, que segue também Platão, mas o subordina e procura pô-lo aos serviços da apologética cristã, os platônicos de Chartres expõem o platonismo como filosofia independente, sem ensaiar nenhuma aproximação com o dogma e não sem trazer certa fantasia humanística e zelo de estilo, que dá a todas as produções chartrenses um sabor bem especial" (I-574).
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: