sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TOMAS MORE



Em qui, 20/10/11, Mone Jardim <mone@hotmail.com> escreveu:

De: Mone Jardim <mone@hotmail.com>
Assunto: RE: Rosseau
Para: paulotomista@yahoo.com.br
Data: Quinta-feira, 20 de Outubro de 2011, 23:52

Boa noite, Paulo, mesmo sabendo o quanto você é ocupado, será que você tem um tempinho a mais para ajudar essa professora atrapalhada?
O que você poderia me falar dessas questões:
O entendimento das idéias de more no contexto de sua época, a alusão de pelo menos um ponto da realidade brasileira e uma da realidade mundial e a análise
comparativa entre idéias do autor e a que você colocou como realidade atual.
recorro a você, pois sei que és um expert  no assunto e estudioso como poucos.
Se puder me dar mais essa ajuda, ficarei muito grata...
Abraços carinhosos.
Simone.


Cara Simone, Boa Tarde!

Em primeiro lugar quero retificar sua inicial proposição afirmativa, quando diz que sou muito ocupado. Não sei quem lhe disse ou passou tal informação, mas não é verdadeira. Não sou ocupado, sobretudo muito ocupado, coisíssima nenhuma. Aliás, sou bastante desocupado, passando a maior parte do dia num ócio produtivo, buscando o alimento do espírito, a ciência e a sabedoria, únicas realidades que realmente reajustam o homem no corpo e na alma. Nisto, sou fiel discípulo do mestre Pitágoras, que propugnava para si e seus sequazes o 'bios theoretikos', a vida teorética, contemplativa, isenta no máximo das preocupações materiais, dos exercícios físicos que afadigam o corpo e atrapalham, portanto, a concentração da alma, da inteligência. "Deus nobis haec otia fecit" (É um deus que nos deu esta felicidade).

Quanto ao seu questionamento, se é que se trata do chanceler do Rei Henrique VIII,TOMAS MORE, este viveu num período marcado pelo surgimento das várias nacionalidades (séculos XVI/XVII) e, consequentemente, a quebra da hegemonia temporal do Imperador e espiritual do Papa sobre uma Cristandade coesa, unida.

A obra política de More é chamada UTOPIA, palavra grega que significa NENHUM LUGAR, e nesta idealiza uma ilha totalmente antagônica aos defeitos (reais e supostos) de sua época. Por exemplo, no século de More havia já o acúmulo de riqueza nas mãos de poucos. Contrapondo-se a isso, defendia a abolição da propriedade privada, ou seja, propunha um comunismo de bens, onde todos tivessem acesso a tudo de acordo com suas necessidades. [Já viu ou ouviu algo semelhante em algum lugar, partido político ou movimentos sociais?]

Esta premissa - comunismo total - levou, consequentemente, a outra, que é o igualitarismo, isto é, todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção hierárquica alguma, com o fim do instituto do privilégio. [E esta asserção lhe é familiar?]

A liberdade religiosa, também, figura entre os direitos do homem utópico, ou do habitante desta ilha paradisíaca de nenhum lugar. Qualquer religião serve ou mesmo a ausência dela, pois não existe um sistema religioso consentâneo à razão humana e ou divinamente revelado. [Porventura nunca leu ou ouviu tal proposta vinda, por exemplo, da CNBB? Ou do padre de alguma paróquia por onde passou?].

Uma proposta excelente, entretanto, existe na fabulosa teoria de estado moreana, que é o trabalho de apenas 6 horas por dia, e isto a fim de que o homem possa ter tempo para estudar, cultivar o espírito, enobrecer-se no melhor que possui, a inteligência. [Esta nunca ouvi nem li em nenhuma proposta governamental ou partidária, pois o homem se tornaria crítico e audaz. Melhor deixar como está... semi-alfabetizado, e claro, funcional apenas].

Para concluir, e para te fazer pensar um pouco, Simone, este país ou ilha idealizada por More se chama:

UTOPIA, que quer dizer, EM NENHUM LUGAR. Sua capital é

AMAUROTO, isto é, EVANESCENTE, onde passa o rio

ANIDRO, a saber, SEM ÁGUA. E seu governante chama-se

ADEMO, ou seja, SEM POVO. 

Quanto a relacionar as ideias de More com pontos da realidade brasileira ou mesmo mundial, creio que não te será difícil, pois você é um ser pensante ( não é? ). Então fica fácil.

Abraços cordiais e disponha.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário: