terça-feira, 10 de abril de 2012

DEMOCRACIA E FILOSOFIA


A DEMOCRACIA é o sistema de governo no qual a legalidade tem expressão no reconhecimento da igualdade de direitos para todos, onde as funções máximas da administração pública são exercidas por delegações diretas ou indiretas da massa dos cidadãos. Pode-se afirmar que, basicamente, a característica fundamental de tal forma de governo é a desindividualização do poder, ou seja, o poder não estar concentrado num único indivíduo.

Historicamente a Democracia nasceu na Grécia, no século VI a.C., com Clístenes, que assumiu, em 507 a.C., o governo de Atenas realizando um vasto programa de reformas políticas, onde todos os homens livres passaram a ter direito de participar na política, nascendo daí o cidadão portador de direitos e deveres para com sua pátria. Este sistema político concedeu, portanto, aos gregos, em relação aos demais povos orientais, o benefício da liberdade política. Os homens orientais estavam submetidos cegamente a uma obediência tanto ao poder religioso quanto político, enquanto o grego, graças à democracia vigente, que criou institutos políticos livres, gozava de uma situação privilegiada.

DA OLIGARQUIA À DEMOCRACIA

Antes mesmo de se instalar a democracia, a Grécia passou por uma verdadeira transformação socioeconômica nos séculos VII e VI a.C., deixando de ser um país estritamente agrícola para, aos poucos, desenvolver o comércio e o artesanato. Com isso, vários centros de distribuição dos produtos fabricados foram fundados, inicialmente nas colônias jônicas, sobretudo em Mileto, cidade da Ásia Menor. Tais lugares tornaram-se empórios, ou seja, praça comercial de grande importância, acarretando, então, grande crescimento populacional. Os novos ricos, comerciantes e artesãos, aos poucos, alcançaram bastante força econômica e começaram a se opor ao poder concentrado nas mãos da nobreza fundiária. Esta luta culminou com a transformação da velha aristocracia em novas formas democráticas, onde o amor da liberdade individual predomina. É o nascimento da Democracia.

A Filosofia, que é a ciência que tem por objeto de estudo a totalidade das coisas, o 'todo', 'toda a realidade', usando um método racional, nasceu neste ambiente propício de liberdade individual trazido pela nova forma política. Nasceu nas colônias, e não na pátria-mãe, a Grécia. Tanto que o primeiro a ser considerado filósofo é Tales, da cidade de Mileto, na Ásia Menor. Logo em seguida, floresceu nas colônias da Itália do sul. O motivo pelo qual a filosofia nasceu nas colônias e não na Grécia mesma, é que foram nelas, colônias, que primeiramente se deram aquela situação de liberdade pessoal, de bem-estar, construindo, assim, instituições livres antes mesmo que a mãe-pátria. Após o surgimento e florescimento colonial, passou para Atenas, onde filósofos da nomeada de um Sócrates, Platão e Aristóteles, a elevou ao mais alto cume. 

Em resumo, somente com as condições sociopolítica e econômica trazidas pela democracia grega foi possível o nascimento e desenvolvimento da filosofia. A Democracia é causa da Filosofia, podemos afirmar.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário: