sábado, 4 de julho de 2009

A CAUSA E SUA DIVISÃO

Uma das seções mais importantes da Metafísica é a que estuda a existência e natureza das causas no mundo, sendo causa aquilo que é real e pelo qual tal ser existe ou aquilo pelo qual faz tal ser inteligível ou compreensível, pois ciência nada mais é do que o conhecimento certo pelas causas.
Deve-se distiguir a causa do princípio, pois este é aquilo de que algo procede de qualquer modo, sem que, no entanto, influa positivamente no ser do que procede. Exemplo, a fonte, que é princípio da água mas não é sua causa. Outra distinção a ser feita é a de condição, que é o requisito ou disposição necessária para que a causa possa agir, mas que não influi na produção do causado.
Existe duas categorias de causa:
1. Causas internas do ser corpóreo, que são as duas seguintes:
a) causa material - aquilo do qual uma coisa é feita, como o bronze em uma estátua,por exemplo.
b) causa formal -aquilo que constitui o ser numa especificidade, ou seja, é a perfeição intrínseca de uma coisa que a faz ser o que é, como a alma humana que especifica a matéria, colocando-a na espécie humana.
2. Causas externas, que são também duas:
a) causa eficiente - é o princípio que introduz ou faz surgir a forma na matéria, precedendo, portanto, às causas material e formal, pois estas dependem do agente exterior para comporem o ente.
b) causa final - é o fim a que tende o agente ao produzir, é o 'para que foi feito' tal coisa, sendo a meta e ao mesmo tempo a causa das causas, por que é o fim que move o agente, que o atrai, e portanto é um bem que satisfaz uma inclinação ou uma necessidade.
Enquanto as causas material e formal são constitutivas do ser, são internas, e isso porque não possuem entidade própria, a causa eficiente, extrínseca, é uma substância, possui entidade própria, e age através do acidente 'ação'.
A importância do estudo das causas, da comprovação de sua existência, é devida a que por meio delas, num ascenso legítimo da inteligência humana, chegamos até uma Causa que é incausada, que subsiste por si mesma, causa primária, fonte de todas as demais causas, Deus.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: