sábado, 4 de julho de 2009

A IDÉIA E A LINGUAGEM

O homem, ser racional, ao conhecer as coisas forma conceitos, idéias, denominados de verbo mental, que são como palavras interiores que dizem algo à inteligência e que possuem universalidade semântica, ou seja, a idéia que, por exemplo, temos de mãe, enquanto idéia, conceito, é reconhecível por todos os homens, de qualquer nacionalidade ou cultura. Tais idéias, porém, devem ser externalizadas, pois o homem sendo um animal social, deve travar relacionamento com seus semelhantes, transmitindo seu pensamento, suas idéias, sua vida interior, e esta externalização é feita mediante a Linguagem. Idéia e linguagem, são, pois, matéria e forma da comunicação humana, a primeira universal, reconhecível por todos, e a segunda, particularizada, peculiar a uma nação ou grupo de pessoas.
Linguagem é a exteriorização dos conceitos formados na mente humana, sendo as palavras a exteriorização do pensamento e a escrita o registro simbólico das palavras.
A palavra chega até o homem mediante a voz, que é a emissão de sons produzios pelas cordas vocais; é convencional, o que significa ser estabelecido símbolos que expressem os conceitos por livre arbítrio humano; é significativa de um conceito, pois é um símbolo que representa uma idéia e é semelhança de uma coisa, visto dever representar a realidade.
A linguagem humana é provida de três dimensões:
Dimensão Sintática, que é a correlação existente entre os sinais linguísticos, - os substantivos, adjetivos, verbos, pronomes, etc;
Dimensão Semântica, que é a relação dos sinais com as coisas significadas, como as palavras ao expressar determinadas realidades ou certos sentimentos;
Dimensão Pragmática, que é a relação dos sinais com os atos dos sujeitos que se comunicam, como as expressões que retratam afirmações, dúvidas, promessas, juramentos, etc.
Na sua estrutura básica é a linguagem composta por:
Oração, a unidade sintática mínima com sentido completo;
Nome, que significa a coisa ou pessoa, bem como sua natureza ou essência;
Verbo, que significa o ato da pessoa ou da coisa, podendo ser movimento ou paixão;
Adjetivo, que refere-se aos acidentes da coisa ou pessoa;
Advérbio, o indicador do modo de produção da ação;
Pronome, serve para substituir o nome;
Preposição, designa relação real ou de razão entre os objetos;
Artigo, acompanha o nome quantificand0-o (numeral) ou qualificando-o.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: