segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A CIÊNCIA GREGA E SUA CLASSIFICAÇÃO ARISTOTÉLICA

A ciência para os gregos é definida como "a explicação de todas as coisas pelas suas causas", sendo o mundo real um 'cosmos', um todo ordenado e esta ordem é racional podendo ser compreendida pela inteligência humana; é uma ordem de causalidade, tão ajustada, que a explicação de todo acontecimento se encontra nas suas causas. Estes são os princípios que regem a ciência grega. A investigação científica, portanto, se apóia nos fatos e se esforça por subir até ao cimo da escala das causas.
Aristóteles ensina que a razão humana descobre gradualmente a realidade, passando sucessivamente a gêneros de objetos diferentes. O universo material começa por se nos manifestar com seus caracteres sensíveis, sumetidos ao movimento e ao tempo, constituindo desta forma o objeto da Física. Se fizermos abstração do movimento e do tempo para considerar nos corpos somente o seu aspecto quantitativo, obtemos o objeto da Matemática. É necessário notar que as coisas materiais, consideradas na sua realidade, são seres, substâncias e apreendemos estes aspectos pela razão e não pelos sentidos, pois estes atingem só as qualidades no tempo e no espaço. Por essa consideração do ser enquanto ser, separamo-nos do sensível como tal, embora a coisa considerada seja sensível. Este ponto de vista permite atingir e englobar num mesmo estudo, além dos grupo das coisas materiais, um outro gênero de realidades, o grupo dos seres não sensíveis, positivamente imateriais, que abrange o ser divino, objetos da Filosofia Primeira ou Metafísica. Esta ocupa-se, pois, com os seres sensíveis enquanto seres, no seu aspecto puramente inteligível, e com os seres que os sentidos não podem em nenhum caso perceber, acessíveis apenas à razão. É chamada também "Teologia" natural por ser Deus seu objeto principal.
Nesta classificação aristotélica cada ciência particular deve encontrar o seu lugar enquanto contribui para a intelecção do universo.
Paulo Barbosa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Paulo Barbosa, salve Maria.

Parabéns pelo blog.
Fique com Deus e com Nossa Senhora.
Sandro de Pontes