quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DOM ODILÃO MOURA: AUTÊNTICO FILÓSOFO E HISTORIADOR BRASILEIRO

DOM ODILÃO MOURA OSB, monge beneditino, filósofo de renome, membro da Academia Brasileira de Filosofia, cadeira 32, historiador, escritor, autor de várias obras de fôlego, dentre as quais as principais são: As ideias filosóficas no Brasil (em colaboração com outros autores, Convívio, 1978); As ideias políticas no Brasil (em colaboração com outros autores, Convívio, 1978); Teologia e teologias da libertação (Rio de Janeiro, 1978); As ideias filosóficas e religiosas nos debates da Constituinte de 1823 (Plaqueta, 1974); Ecumenismo e ensino religioso na escola pública (Rio de Janeiro, Presença).
Traduziu, também, Santo Tomás de Aquino, oferecendo-nos, nestas obras traduzidas, luminosas notas e anotações esclarecedoras, como, por exemplo, na Exposição sobre o credo, no Compêndio de Teologia, no Ente e a Essência (todo comentado), e na Suma contra os gentios. Ainda legou-nos sobDre Santo Tomás: Atualidade de são Tomás de Aquino (Plaqueta, 1974) e São Tomás de Aquino, delineamento hagiográfico (Plaqueta, 1974).
Destacou-se Dom Odilão como um dos maiores filósofos tomistas do Brasil juntamente com o Padre Maurílio Texeira Leite Penido, e também um dos mais preciosos historiadores do pensamento cristão brasileiro.
Certa vez, numa das tantas conversas que tive com ele, me confidenciou: Dom Estevão Bettencourt é mais teólogo, eu, no entanto, sou mais filósofo. E que filósofo! Discípulo de Santo Tomás de Aquino via João de Santo Tomás, dominicano, filósofo português da segunda escolástica seiscentista do século XVII, autor do Cursus Philosophicus Thomisticus, em 3 volumes, aos quais Dom Odilão estudava assíduamente e lecionava a partir dos mesmos.
Ontem, dia 10 de novembro de 2010, Dom Odilão faleceu, pela manhã, após longo tempo internado na enfermaria do Mosteiro de São Bento, e foi enterrado no claustro do Mosteiro às 17:00 h, após missa de corpo presente e exéquias.
Paulo Barbosa.

2 comentários:

Olga de Mello disse...

Caro Paulo,
Com dois anos de atraso chego a seu blog, onde vejo uma menção tão bonita a meu tio, dom Odilão Moura.
Além de especialista em filosofia e teologia, era um homem generoso e de grande trabalho junto à comunidade de São Bento, em Caxias, onde atuou como administrador na década de 60.
Um professor maravilhoso, centrado na fé e na alegria de conviver com os amigos e com a família.
Obrigada pela lembrança.

Olga de Mello disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.