domingo, 14 de novembro de 2010

NIETZSCHE: SINTOMA DE DECADÊNCIA NA SOCIEDADE ATUAL

FRIEDRICH NIETZSCHE (1844-1900), sintomaticamente, foi o 'filósofo' contemporâneo que mais influência exerceu sobre a sociedade. Professor de filologia na Universidade de Basileia, Suiça, abandonou a cátedra para peregrinar pela Europa, criticando, em suas obras, os valores tradicionais estabelecidos, e enlouquecendo no final de sua vida. 
A proposta ideológica de Nietzsche é denominada de niilismo, que significa a destruição total dos valores, o desmoronamento da civilização ocidental de dois mil anos, sem apresentar nada para substituí-la. É uma pura redução ao nada - nihil -, e daí seu nome niilismo.
Com Sócrates, Platão e Aristóteles, segundo o 'filósofo louco', começou a decadência da humanidade, ao se propor à conduta do homem regras morais, direcionamento para o fim último, busca da felicidade última que satisfaça a todas as inclinações humanas. Os verdadeiros filósofos, então, são os pré-socráticos, que reconheciam e exaltavam os instintos e as paixões sensuais como legítimos guias do homem, que estavam imbuídos do 'espírito dionisíaco', de Dionísio, deus do vinho e promotor da sensualidade desordenada, e é a este espírito, e àqueles filósofos, que a humanidade deve retornar para usufruir dos prazeres naturais hedonísticamente, e quem sabe, até se enlouquecer, como o fautor desta proposta.
Sustenta ainda, nas obras "Gaia Ciência" e "Assim falou Zaratustra", a morte de Deus, onde propõe que somente com a destruição total de todo sobrenatural, de tudo que é sinal do divino, o homem recupera a alegria de viver, os valores autênticamente humanos, transformando-se assim no super-homem - Untermenschen -  ou seja, aquele homem que somente traz em si o sentido da terra, que somente é fiel ao terreno, ao mundano, que não presta mais fé em nada que seja sobrenatural, supra-terreno, raça privilegiada única digna de prevalecer e reinar sobre as demais, à qual pertencerá o futuro da humanidade. 
Não foi sem fundamento, que as ideias nietzscheanas foram substratos para o nazismo de Hitler, e são ainda, em nossos dias, alimento de uma grande parcela da sociedade, parcela esta niilista, revolucionária, destruidora dos valores perenes conquistados pela humanidade durante séculos de autêntica civilização. 
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: