sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

BREVE NOTA SOBRE A METAFÍSICA

Aristóteles
A palavra METAFÍSICA foi criada, segundo alguns, pelo próprio Aristóteles, segundo outros, por seu discípulo Teofrasto, para classificar em um corpo separado os escritos aristotélicos que versavam sobre os objetos mais abstratos do pensamento humano, como que indicando que deviam ser estudados depois dos livros de Física. 
Outro nome para a Metafísica é o de FILOSOFIA PRIMEIRA, por ocupar-se do estudo dos primeiros princípios da natureza e do pensamento, ou das mais elevadas causas da existência e do conhecimento, que o mesmo Estagirita consideravam inseparáveis entre si, devendo como tais constituir uma ciência geral, raiz e ponto de apoio de todas as ciências particulares.
Esta disciplina é certamente o ramo mais elevado da Filosofia, e como tal digno dos esforços da inteligência humana, por ser, como foi dito, a verdadeira ciência dos princípios, das causas supremas de toda a existência e do conhecimento. Sem a Metafísica nenhuma das ciências, e nem mesmo a própria Filosofia, poderiam constituir-se, por falta de base, e assim, o ceticismo campearia ufano por todos os lados. Descartes em seu Principes já proclamara: "Toute la philosophie est comme un arbre, dont les racines sont la metaphysique".
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: