sábado, 26 de fevereiro de 2011

LITERATURA LATINA (X): A PROSA RETÓRICA DO PERÍODO ARCAICO. [2º PARTE]

Rhetorica ad Herennium
INTRODUÇÃO GERAL

Conforme já vimos, todas as obras dos oradores do período arcaico foram perdidas, restando apenas fragmentos ora mais, ora menos elucidativos acerca do estilo de seu autor. No entanto, uma obra nos restou, um Manual de Retórica, que nos fornece uma ideia bastante completa daquilo que era ensinado pelos rhetores Latini. Este manual é a RHETORICA AD HERENNIUM, RETÓRICA A HERÊNIO

PUBLICAÇÃO DA RETÓRICA

Esta obra veio a lume entre 86 e 82 a.C., e nos fins da Antiguidade foi atribuída a Cícero, que, por esse motivo foi conservada e divulgada prodigiosamente na Idade Média. No século XV, entretanto, descobriu-se que o manual não era da lavra de Cícero, confirmando o que afirmara já Quintiliano, embora o encontramos no século XX sendo publicado entre as obras do Orador Romano por excelência.

COMPOSIÇÃO E AUTORIA

O Manual é composto de quatro livros, e seu autor, segundo Quintiliano, foi CORNIFÍCIO, que compôs uma Ars Rhetorica. Outros estudiosos preferem dizer que o autor é desconhecido. Argumenta Quintiliano em favor de sua asserção dizendo que na Retórica a Herênio encontram-se citações e frases semelhantes ao Tratado das Figuras, obra de autoria de Cornifício.

FUNDO IDEOLÓGICO

As ideias predominantes do Manual Retórico a Herênio são todas derivadas dos gregos, porém o autor tomou cuidado extremo em dissimular seus empréstimos. Serviu de termos latinos, citou muitos exemplos latinos, e nunca mencionou um só autor grego. Pelo contrário, chegou mesmo ao ponto de atacar os gregos.

Aqui e ali também aparecem tendências favoráveis ao partido de Mário, político e general da República Romana de matiz democrático.

VALOR LITERÁRIO

O valor literário da obra não reside no estilo, mas na clareza da exposição. Somente o IV livro é desproporcionado em extensão, mas tanto neste como nos demais há clareza, isenção de confusão de conceitos e de contradição.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: