terça-feira, 1 de março de 2011

LITERATURA LATINA (XII): A PROSA GRAMATICAL DO PERÍODO ARCAICO

INTRODUÇÃO GERAL

Crates de Malo
A Gramática erudita foi introduzida em Roma devido a um acidente. O filósofo estóico grego e diretor da Biblioteca de Pérgamo CRATES DE MALO (ou MALOS), do II século antes de Cristo, tendo sido enviado como embaixador à Roma pelo rei Átalo, fraturou uma perna. Enquanto aguardava o restabelecimento, e para ter no que se ocupar, resolveu fazer algumas conferências sobre filologia, provavelmente no ano 168. A partir deste momento, a gramática, no sentido em que os antigos a compreendia, passou a ter cultores e estudiosos na Cidade Eterna.

O mais célebre gramático deste período ainda arcaico foi:

LÚCIO ÉLIO ESTILÃO PRECONINO

ESTILÃO PRECONINO (154-74 a.C.), nascido em Lanuvio, no Lácio. Foi escritor, o primeiro filólogo romano e o mais célebre gramático do período arcaico. Mestre de Cícero e de Terêncio Varrão. Pertencia à classe dos equites, e politicamente era do partido dos Metelos, mais especificamente, de Quinto Cecílio Metelo, a quem acompanhou no exílio em Rodes, no ano 100 a.C. Aliás, foi no exílio que Estilão aumentou seus conhecimentos sobre a analogia na língua.

OBRAS

Entre suas numerosas obras de erudição, citam-se edições críticas, comentários e textos difíceis, como por exemplo, o do Carmen dos Sálios, e um estudo chamado Comentarii de proloquiis, onde trata sobre a autenticidade das comédias de Plauto. 

RETÓRICA E LOGOGRAFIA

Outra ocupação sua era a retórica. Redigiu discursos que foram pronunciados por Cota, cônsul romano pertencente à nobre família dos Aurelii Cotta, e ele próprio redigiu muitos outros, como faziam os logógrafos gregos, para diversos clientes.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: