quarta-feira, 2 de março de 2011

LITERATURA LATINA (XIII): A PROSA DIVERSIFICADA DO PERÍODO ARCAICO

É também no período arcaico que começou a se desenvolver a atividade científica, além da literária. Outros temas ou assuntos, são também desenvolvidos, como por exemplo a astronomia, agricultura, história natural, etc. A própria filosofia começou a ser vulgarizada, estudada, mas não houve ninguém que ousou aventurar-se em disciplina tão pouco afeita às inclinações do povo romano. Os filósofos estudados são todos gregos, e é na língua deles que estes assuntos versaram.

Para ilustrar apenas, destacaram-se entre os muitos escritores da época os seguintes:

CAIO SULPÍCIO GALO

SULPÍCIO GALO (?-149 a.C.), foi general romano, político e dedicou-se à astronomia escrevendo obras astronômicas, tendo sido considerado autoridade no assunto por Plínio, o Velho. Esta literatura astronômica, no entanto, foi exemplo bem insulado, porque bem mais numerosos eram os tratados acerca da agricultura nesta época.

MAGÃO

MAGÃO (século II a.C.), de Cartago, autor de um De agri cultura em 28 livros. Esta grandiosa obra foi traduzida por ordem do Senado Romano em 146 a.C.

SASERNA

SASERNA (fim do século II ou começo do I a.C.), pai e filho, compuseram um De agri cultura, obra menos pormenorizada que a de Magão, porém de grande exatidão.

TRÉBIO NIGER

TRÉBIO NIGER (viveu por volta de 150 a.C.), foi autor de uma História Natural, em parte muito de acordo com as suas próprias observações.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: