sábado, 5 de março de 2011

LITERATURA LATINA (XVI): PERÍODO CLÁSSICO, ERA DE CÍCERO - ELOQUÊNCIA [3ª PARTE]

MARCO TÚLIO CÍCERO

TRATADOS SOBRE RETÓRICA

Os tratados de retórica de Cícero distribuem-se cronologicamente da seguinte maneira:

1. DE INVENTIONE ou RHETORICI LIBRI II, composto provavelmente em 86. É uma obra de juventude de mera enumeração muito árida dos processos a empregar na invenção e coordenação das ideias. É mais o resumo dos ensinamentos dos rétores do seu tempo, compulsando vários autores e escolhendo em cada um deles o que de melhor havia.
De Oratore

2. DE ORATORE LIBRI III, de 55. É um diálogo entre os oradores Antônio, Crasso, Cévola e César Estrabão. Dividido nos seguintes três livros: I. onde trata da ciência necessária do orador; II. sobre a invenção e disposição das ideias; III. sobre o estilo. É um tratado muito mais original que o precedente.

3. PARTITIONES ORATORIAE, provavelmente de 54. É um resumo muito breve de retórica, escrito por Cícero para seu filho.

4. BRUTUS, de 46. É um diálogo cujas principais personagens são Cícero, Ático e Bruto. Cícero traça a história da eloquência romana, lança várias ideias fecundas, e defende-se contra os ataques dos neo-áticos. O estilo é menos cuidado que o do De Oratore e do Orator.

5. ORATOR, de 46. É o retrato do perfeito orador e uma nova polêmica contra os neo-áticos. Foi neste tratado que Cícero expôs, com extremos de minúcias, sua teoria e em particular seu ritmo oratório.

6. DE OPTIMO GENERE ORATORUM, de 46. É um prefácio destinado a uma tradução dos discursos de Ésquines e de Demóstenes sobre a Coroa.

7. TOPICA, de 44. Pequeno tratado dos 'lugares' oratórios, ou seja, das fontes donde se recolhem os materiais para a oratória, endereçado ao jurisconsulto Trebácio. Não é, como muitos julgam, tradução de Aristóteles, mas exposição escrita de memória durante uma travessia.

ADENDO: OS NEO-ÁTICOS

Muitos jovens acharam a eloquência de Cícero por demais asiática. Tomaram, então, por modelos os antigos oradores áticos, sobretudo Tucídides e Lísias, um dos maiores oradores grego ao lado de Demóstenes e Ésquines. No entanto, pouco sucesso tiveram estes neo-áticos no foro, e não puderam fazer escola por muito tempo. Cícero os combateu no Brutus, no Orator e no De optimo genere oratorum, mas no De oratore não faz menção deles.

Os principais oradores desta escola foram

LICÍNIO CALVO

Nascido em 82 e falecido em 47 a.C. Foi compositor de epitalâmios, epigramas, uma elegia sobre a morte de Quintília e um pequeno poema de nome Io, filha do deus Ínaco e uma das paixões de Zeus. Calvo era muito amigo de Catulo.

MARCO BRUTO

O assassino de César, nascido em 85 e morto em 42 a.C. Foi patrício, político e militar romano.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: