terça-feira, 8 de março de 2011

LITERATURA LATINA (XVIII): PERÍODO CLÁSSICO, ERA DE CÍCERO - ELOQUÊNCIA [5ª PARTE]

MARCO TÚLIO CÍCERO

CORRESPONDÊNCIAS

A coletânea das correspondências de Cícero compreendem atualmente 864 cartas, das quais 90 são endereçadas a ele mesmo. Destas, destacaremos as seguintes:

1. EPISTULAE ou EPISTULAE AD FAMILIARES, escritas entre 62 e 43. São dezesseis livros de epístolas. As cartas dirigidas ao mesmo destinatário encontram-se de ordinário agrupada. Assim, no livro XIV, estão reunidas as cartas para a esposa Terência, e no livro XVI, as enviadas a Tirão.

2. EPISTULARUM AD ATTICUM LIBRI XVI, escritas entre 68 e 44. É sobretudo nestas cartas que Cícero fala com espontaneidade e franqueza e nos deixa preciosas confidências.

3. EPISTULARUM AD QUINTUM LIBRI III, escritas entre 50 e 54. São vinte e nove cartas.

4. EPISTULARUM AD BRUTUM LIBRI II, cartas escritas em 43. A autenticidade destas foi contestada, mas hoje é geralmente admitidas.

5. COLETÂNEAS PERDIDAS. Outrora mais coletâneas de cartas existiram, mas  foram perdidas, ficando apenas seus nomes: cartas a Pompeu, a César, a Otávio, a Hírsio, a Pansa, a Calvo, a Cornélio Nepos, ao filho.

PUBLICAÇÃO

No fim da vida, pensava Cícero em publicar algumas destas cartas, mas para isso tinha de revê-las e corrigí-las. Isso não aconteceu, e somente após sua morte é que elas apareceram, não se conhecendo com certeza o modo e a data da publicação.

MÉRITO LITERÁRIO

O mérito das cartas não é menor que o dos discursos, porém, para os modernos, é de muito mais fácil compreensão. Nelas resplandece naturalidade, graça, espírito, visto terem sido escritas com espontânea sinceridade. Cícero demonstrou abertamente seus sentimentos com incontida e encatandora viveza, e é nas cartas a Ático que mais são manifestadas estas qualidades. Nas restantes, algumas são menos cuidadosas, e das que foram escritas com vagar e cuidadosamente, umas são de caráter oficial ou semi-oficial, aproximando-se dos discursos e possuindo o mesmo mérito, constituindo pequenos arrazoados de requintada arte.

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA

Nenhum documento nos dá melhor a conhecer a sociedade romana do século I antes de Cristo, o caráter de Cícero, de seus familiares, de seus amigos e das personagens políticas com quem mantinha relações do que as correspondências ciceronianas. Os acontecimentos do dia a dia são também muitas vezes mais detalhados e exatamente descritos pelas cartas do que pelas narrativas dos historiadores.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: