sábado, 19 de março de 2011

LITERATURA LATINA (XXVIII): A PROSA CLÁSSICA, ERA DE CÍCERO - ERUDIÇÃO [2ª PARTE]

OUTROS ERUDITOS

Outros eruditos da Era de Cícero que devem ser destacados são os seguintes:

GRAMÁTICOS

PÚBLIO NIGÍDIO FÍGULO

FÍGULO (90-45 a.C.), nascido em lugar incerto, foi um pensador neopitagórico místico, e considerado o maior erudito de Roma depois de Varrão. Hoje em dia é considerado o primeiro sectário da religião pitagórica em Roma, tendo até mesmo fundado na Urbe uma comunidade religiosa em 70. Escreveu sobre vários assuntos, destacando-se, entretanto, os COMENTARII GRAMATICI, obra que trata de questões gramaticais, um DE DIIS, obra que trata sobre os deuses, e um tratado de astronomia intitulado SPHAERA.

ATEIO PRETEXTATO

PRETEXTATO, gramático que adotou para si o cognome de Philologus, "O Filólogo".

CÚRCIO NÍCIAS

NÍCIAS, autor de uma obra acerca de Lucílio.

JURISCONSULTOS

SÉRVIO RUFO

RUFO, falecido em 43, era amigo de Cícero. Foi competidor de Murena na eleição consular de 63, mas perdeu. Em 51, entretanto, foi feito cônsul. Escreveu perto de 180 livros sobre direito e contribuiu muito para introduzir na jurisprudência romana as concepções da filosofia grega. Conseguiu fazer escola, e entre seus discípulos contam-se Aulo Ofílio, jurista famoso que prestou serviços a César, e Públio Alfeno Varo.

CAIO TREBÁCIO TESTA

TREBÁCIO, grande jurisconsulto romano, amigo de Cícero. Escreveu os seguintes tratados DE RELIGIONIBUS e DE IURE CIVILI. Suas obras foram muito pouco lidas.
Paulo Barbosa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não troco eles todos por um Santo Agostinho.

Ferdinand