terça-feira, 29 de março de 2011

LITERATURA LATINA (XXXVI): ÉPOCA DE AUGUSTO - POESIA PASTORIL, ÉPICA E DIDÁTICA [2ª PARTE]

POESIA PASTORIL, ÉPICA E DIDÁTICA

APPENDIX VIRGILIANA


Em alguns manuscritos - não nos mais antigos - outras obras além das Bucólicas, das Geórgicas e da Eneida, foram atribuídas à Virgílio. Durante muito tempo a autenticidade de tais poemas foi rejeitada em bloco. Hoje, entretanto, numerosos eruditos e críticos defendem-na, ao menos no tocante a algumas delas, não havendo, todavia, acordo satisfatório nesse ponto. É uma das questões mais intricadas e obscuras da história literária. É esta coleção de poemas dos mais variados matizes e estilos que se denomina Appendix Virgiliana.

Dentre as peças contestadas do Appendix, citaremos as seguintes:

1. CULEX, onde narra a história de um pastor adormecido prestes a ser mordido por uma serpente e que é despertado pela picada de um mosquito - culex, em latim -, que ele logo esmaga. O inseto, então, aparece-lhe em sonho reclamando sepultura.

2. CÍRIS, onde narra a transformação da princesa Cila, filha do rei de Mégara, Niso, em ciris, ou seja, numa garça.

3. MORETUM, é a primeira refeição de um camponês, preparada com alho, ervas, queijo e vinho. 

4. COPA, uma elegia que trata da estalajadeira.

5. CATALEPTON, uma coletânea de 17 pequenas composições muito curtas, que versa sobre diversos assuntos. Catalepton é melhor que Catalecta.

6. AETNA, poema que descreve o Etna, um monte da Sicília onde existe um vulcão, explicando as erupções.

7. DIRAE, onde narra as imprecações de um homem que foi despojado de sua herdade em favor de um veterano. Dirae, em latim, são as pragas e as maldições.

8. LYDIA, um idílio.

9. ELEGIAE IN MAECENATEM, duas elegias compostas, provavelmente, pouco depois da morte de Mecenas, cavaleiro romano, amigo de Augusto, que foi protetor dos poetas, especialmende de Virgílio e Horácio.

Os poemas Aetna, Dirae e Lydia foram atribuídos a Valério Catão, porém sem razão probante.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: