sexta-feira, 15 de abril de 2011

LITERATURA LATINA (LI): ÉPOCA PÓS-CLÁSSICA OU DA DECADÊNCIA - VISÃO GERAL

PERÍODO PÓS-CLÁSSICO OU DECADENTE


O período da Literatura Latina a partir do ano 17 d.C. é denominado de Pós-clássico ou da Decadência. Neste surgem vários prosadores e poetas não originários da Itália. O latim destes começa a destoar dos moldes clássicos, chegando mesmo a ser declamatório em alguns. O século V é o marco final do período, começando, a partir daí, o que se chama latim medieval.

O período dos séculos I-II, mais precisamente de 17 a 117, é também denominado de argênteo ou de prata, em contraposição ao imediatamente anterior, de ouro. Nota-se a partir daí um processo de decadência, não obstante o real talento de vários autores, como Fedro, Sêneca, Lucano, Petrônio, Plínio, o Velho, Tácito, etc.

O período do ano 117 até 400 é conhecido como Idade de Bronze, figurando neste uma lista imensa de autores, como Próculo, Modestino, Pompônio, Apuleio, Tertuliano, Calpúrnio, Eutrópio, Donato, Claudiano, etc.

E no ano 400 começa o que se denomina por alguns autores de Idade de Ferro e de Lama, tendo como marco final o século IX. Do século V destacam-se São Jerônimo, Pedro Crisólogo, Santo Agostinho, Paulino de Nola; do século VI, Prisciano Gramático, Institutas Justiniana, Código Justiniano, Gregório Magno; do século VII, Deprânio Floro, Isidoro Hispalense (ou de Sevilha); do século VIII, Adelmo Beda, Flaco Alcuimo, Paulo Diácono; do século IX, Rabano Mauro, Estrabo Galo, Teodulfo Aurelianense.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Cada vez mais e mais neste período triunfou o falso gosto favorecido pelos hábitos das leituras públicas. A ênfase, as agudezas, a concisão exagerada, o estilo trabalhado e a afetação eram apreciados. Começou aí o divórcio entre a literatura e a vida, tornando a primeira seca, artificial, tecnicizada ao extremo. Quanto menos se tratam assuntos da vida real, mais se declama sobre assuntos artificiais, fictícios.

Os modelos gregos já não são mais paradigmas. Não se os estudam como faziam Cícero e Virgílio. Os autores do período decadente formam-se na imitação dos clássicos latinos.

A literatura, cada dia mais, sai da Urbe e se estende às províncias, e como vimos, muitos dos autores são mesmos não originários da Itália, mas da Espanha ou África.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: