POESIA LÍRICA
HORÁCIO
AMOR À NATUREZA
Tíbure, atual Tívoli, Itália |
Horácio compôs Odes que têm pequenos trechos descritivos reveladores de um verdadeiro sentimento pela natureza, porém em muito menor grau que o de Virgílio. Este estremecia-se de puro amor pela vida rústica, amava a natureza por si mesma, aprazendo-se em contemplar as paisagens familiares, em ouvir o mugido dos bois, o zumbido das abelhas. Horácio, por sua vez, aprecia nela a tranquilidade, e vê no campo lugar oportuno de se livrar de pessoas indesejáveis, aborrecidas, já que em Roma, com muita constância, era solicitado por muitos que pediam-no para interceder junto a Mecenas. Em Tíbure - atual Tívoli -, gozava sossego, deitado comodamente na relva verdejante e fresca, entregue a si mesmo, e sem ninguém para o aborrecer. Porém, ali, muitas vezes, ocorre-lhe ter saudades da Roma barulhenta de que fugia.
EVOLUÇÃO DO TALENTO E ESTILO
É sensível o progresso do poeta das primeiras Sátiras para as últimas e principalmente para as Epístolas, e dos Epodos para as Odes. Convém notar, contudo, que dentre estas não são as últimas as mais perfeitas. O terceiro livro assinala o apogeu do talento lírico de Horácio, e no quarto a inspiração decai. O caráter romano vai se acentuando cada vez mais, pois enquanto as primeiras Odes são profundamente gregas pelas ideias e pelo vocabulário, as últimas já o são muito menos.
Nas Sátiras, e depois nas Epístolas, o talento vai aumentando e o espírito aperfeiçoando-se. Começa por imitar a Lucílio, mas aos poucos a inspiração vai se tornando mais pessoal ao poeta.
Na medida em que Horácio progride em sua carreira artística, vai ficando mais exigente para consigo mesmo. No que diz respeito à cesura, ao hiato, à elisão, ao alongamento em tempo forte, à versificação, é, sem dúvida, menos rigoroso nas primeiras obras que nas últimas. Existem regras que Horácio submete-se no início e que, mais tarde, foram por ele rejeitadas. São as regras que tomou dos Alexandrinos, como por exemplo, o cuidado que tomou em evitar a cesura trocaica no quarto pé do hexâmetro. Mais tarde, porém, afastou-se sensivelmente do ideal desta escola, e por conseguinte, do de Catulo, aproximando-se dos velhos poetas gregos, como Alceu, Safo, ou esforçando-se por forjar uma versificação típicamente latina.
REPUTAÇÃO
Horácio predisse certa vez que se tornaria clássico, e sua profecia se cumpriu. Porém, nunca foi popular, ficando sempre como regalo dos letrados e dos homens de gosto refinado. Nunca penetrou na massa, pois, afinal de contas, foi ele quem proclamou em alto e bom som:
ODI PROFANUM VULGUS ET ARCEO
ODEIO O PROFANO VULGO E O AFASTO
Paulo Barbosa.
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