segunda-feira, 9 de maio de 2011

CONGRESSO UERJ - IMAGENS E MIRAGENS, A INSTÂNCIA DO OLHAR NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA E ORIENTAL [1º DIA]

Está acontecendo na UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - a partir de hoje, dia 9 de maio, até o dia 12, o V CONGRESSO DE LETRAS CLÁSSICAS E ORIENTAIS e I CONGRESSO NACIONAL DE LETRAS CLÁSSICAS E ORIENTAIS.

O evento começou às 9:30 com a execução do Hino Nacional e em seguida a Profa. Dra. Zélia de Almeida Cardoso, professora da USP, doutora em Literatura Latina, presidiu à mesa-redonda com o tema "Théatron, Espaço das Imagens e da Ilusão", encerrando às 11:00 após responder diversas perguntas do auditório.

Abertura do Congresso - Hino Nacional
Mesa-redonda com a Profa. Dra. Zélia Cardoso
Com a ilustre Mestra Dra. Zélia Cardoso
Em seguida, às 11:30, iniciou um minicurso com o Prof. Dr. José Seabra Rodrigues Filho, professor de latim na USP, tendo como tema "Aulo Gélio, Perscrutador Greco-Romano". Seabra tratou da dificuldade de se usar a partícula latina quin, a morfossintaxe verbal relativa ao perfectum greco-latino e adjetivos verbais com sufixo -bundus, tópicos todos explanados na obra de Gélio. O minicurso terminou às 13:00, após serem respondidas algumas perguntas da platéia.

Auditório 
Minicurso com o Prof. Dr. José Seabra


Com o Prof. Dr. Seabra
Às 15:00 horas, após breve tempo para almoço, recomeçaram as atividades com mais uma mesa-redonda sobre "A Realização entre o homem e a natureza no Japão". As conferencistas foram a Profa. Dra. Satomi Kitahara e Profa. Janete Oliveira, professoras de japonês e cultura japonesa na UERJ. Teve fim às 17:00, meia hora após o programado, devido às muitas perguntas do auditório.

Profa. Dra. Satomi


Profa. Janete Oliveira


Além das duas, Profa. Elisa Massae no final

Com as ilustres professoras
Das 17 às 18 horas ocorreu o minicurso com a Profa. Dra. Maria da Conceição Silveira de Almeida, professora de língua e literatura latina da UFRJ, com o tema "A morfossintaxe latina e a sintaxe do português", onde tratou sobre orações infinitivas, pronome relativo, entre outros.

Auditório atento
Aula da Profa. Dra. Maria da Conceição

Com a ilustre mestra do latim

Para finalizar o dia, das 19 às 21 horas aconteceu a mesa redonda "Ut pictura poesis: pintura, poesia e retórica" pelos Psicanalista Dr. Walter Bochat e Pe. Dr. Pedro Paulo dos Santos. A Profa. Dra. Mary Murashima, professora de Língua Latina na UERJ, foi a mediadora.


Dr. Walter Boechat
Pe. Dr. Pedro Paulo dos Santos
Profa. Dra. Mary

Com a brilhante mestra do latim
E assim mais um dia de atividades acadêmicas terminou.

Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: