sexta-feira, 6 de maio de 2011

LITERATURA LATINA (LXIX): PERÍODO PÓS-CLÁSSICO - A HISTORIOGRAFIA [8ª PARTE]

HISTORIOGRAFIA

CAIO PLÍNIO SEGUNDO



PLÍNIO, O VELHO (23-79 d.C.), nascido provavelmente em Como ou na Venécia. Foi oficial da cavalaria na Germânia, em seguida procurador na Espanha Citerior sob o Imperador Vespasiano, depois comandante da frota de Miseno sob Tito.

Em toda sua vida muito trabalhou, leu, estudou, compôs e compilou. Possuía pelo menos 160 cadernos de notas. Morreu vítima da curiosidade científica, por ter querido observar de muito perto a erupção do Vesúvio.

OBRAS

Plínio compôs:

1. DE IACULATIONE EQUESTRI LIBER UNUS, onde trata sobre o emprego do dardo na cavalaria. Foi composto quando ainda era oficial de cavalaria. - (Nota que se faz necessária: este iaculatione é ablativo de iaculatio, que significa ação de lançar, de arremeçar, e em se tratando de cavalos é a ação de lançar dardos, esporas para excitá-los. Alunos verteram 'de jaculatione equestri' como 'sobre a ejaculação do cavalo').

2DE VITA POMPONI SECUNDI LIBRI DUO, obra dedicada a seu antigo chefe na Germânia, Pompônio.

3. BELLORUM GERMANIAE LIBRI XX, onde trata as guerras de Roma contra os Germanos. Começou a escrever esta obra quando estava na Germânia.

4. STUDIOSUS, obra em três livros sobre o estudo, sobretudo a formação oratória.

5. DUBII SERMONIS LIBRI VIII, questões gramaticais.

6. A FINE AUFIDII BASSI LIBRI XXXI, ou seja, é uma História em continuação à obra de Aufídio Basso, historiador da época de Augusto. Não se sabe, porém, exatamente em que ponto teria parado este historiador.

História
Natural
7. HISTÓRIA NATURAL é o único trabalho que chegou até nossos dias, onde trata sobre Cosmologia, Geografia, Antropologia, Reinos Animal e Vegetal, Agricultura, Medicamentos fitoterápicos e extraídos de animais, Minerais, Sobre os artistas e suas obras, etc.

Os méritos da História Natural são bem poucos, pois possui um reduzido valor literário, com um estilo desconexo, arrastado, cheio de tropeços e difícil de ler. Depois, o trabalho não está redigido, pois são apenas informações ao lado umas das outras, enfeitadas aqui e ali com rasgos declamatórios, monótonos e banais.

Contudo, possui valor de imensa compilação devido a ser uma verdadeira enciclopédia, muito menos exata que as obras de Aristóteles, mas que contém grande quantidade de informações preciosas sobre muitas coisas de que nenhum outro grego ou latino nos legou.
Paulo Barbosa.


Nenhum comentário: