sexta-feira, 17 de junho de 2011

MECANICISMO E VITALISMO: DUAS CORRENTES ANTAGÔNICAS NA EXPLICAÇÃO DA VIDA

O fenômeno da vida nos organismos são explicados por duas correntes filosóficas que analisaremos aqui sucintamente, a saber, o mecanicismo e o vitalismo.

A corrente MECANICISTA foi professada pelos atomistas gregos antigos, como Leucipo e Demócrito; por Descartes (século XVII) e no século XX por Le Dantec, Rostand e outros. Esta filosofia ensina que as manifestações da vida nada mais são do que reações físico-químicas muito complexas. Um organismo vivo, então, não se diferencia de uma máquina (e daí vem o nome do sistema: mecanicismo, de mecané, grego, que significa máquina), ou melhor, a única diferenciação de um organismo para uma máquina seria a complexidade de suas partes componentes e das atividade que estas desempenham. Para confirmar esta tese, tais filósofos tomam por base o fato de que os fenômenos vitais, enfocados em suas fases particulares, são fenômenos físico-químicos, podendo, portanto, serem favorecidos ou impedidos por agentes físicos e químicos. Acrescentam ainda que nunca se encontrou em um ser vivo alguma entidade que não fosse física ou química.

Um episódio que ilustra bem a mentalidade mecanicista, isto é, a do animal irracional ser uma mera máquina, é o filósofo francês Malebranche (+ 1715) ter chutatado brutalmente sua cadela e após sorrir dizendo: "É um relógio mais sutil e tolerante do que os outros; late, como o pássaro de madeira canta nos relógios suíços; mas nada sente. Felizmente! Pois, se os animais sofressem, inocentes como são, a justiça de Deus não estaria comprometida?".

O mecanicismo malebrancheano atingia apenas os animais irracionais e as plantas.

Aristóteles
Oposta a esta corrente filosófica, existe a corrente do VITALISMO, que ensina serem os fenômenos da vida não apenas uma processo físico-químico, portanto, reduzido a forças mecânicas apenas, mas que se deve admitir em todo ser vivo um princípio específico responsável pelas reações vitais do organismo. Este princípio específico é a alma, sendo esta na planta princípio vegetativo - daí ser chamada alma vegetativa -, nos organismos vivos irracionais, princípio sensitivo - daí ser denominada alma sensitiva -, e no homem, alma intelectiva ou racional, por ter capacidade de conceber seres imateriais e abstratos.

O vitalismo tem sido, desde a Antiguidade, professado por diversas escolas, principalmente pelo filósofo grego Aristóteles e sua escola, o aristotelismo. Nos tempos modernos, apesar de ter sido influenciado grandemente pelo mecanicismo, o vitalismo encontrou novos discípulos que foram conhecidos como "neovitalistas", dentre os quais destacaram-se Buffon, De Lamarck, Pasteur, Von Hartmann, Reinke, Driesch, Grassi, Carrel, etc.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: