quinta-feira, 30 de junho de 2011

O SER DA FORMA, UM POUCO DE METAFÍSICA

Aprende-se em Metafísica que todo ser finito é composto de matéria e forma, a primeira aquilo de que é feito a coisa, e a forma, aquilo que determina a matéria, que lhe dá feições e o ser. Forma dat esse, segundo os escolásticos.

Mas qual o ser da forma? A forma substancial ou o ato primeiro da matéria não é um ser, pois se o fosse, deveria ser constituído de matéria e forma, e assim ao infinito. Na realidade, a forma substancial é princípio do ser, porém a título superior ao da matéria, devido a ser ela que confere o ser substancial à matéria. É mediante a forma que a matéria se determina, se torna uma essência definida, algo de determinado.

Disto se depreende que, mesmo que a forma substancial do corpo - o que denomina-se alma -, como a matéria também, não seja um ser, ela, a alma, tem realmente mais ser do que a matéria. Nem mesmo a forma é necessariamente o ato de uma matéria, ou o princípio de ser de uma matéria, pois se não podemos conceber alguma matéria prima subsistindo sem forma, pode-se perfeitamente conceber uma forma sem matéria, por ser a forma, de si mesma, ato. A alma humana, por exemplo, pode subsistir sem a matéria após desta ser destacada, e os filósofos mesmo chegam a conclusões de que existem substâncias separadas da matéria que não sejam a alma humana, e que a religião denomina Anjo.
Paulo Barbosa.

Nenhum comentário: